sábado, 5 de agosto de 2017

Muito além de uma competição de beleza...


Ser uma mulher "fora dos padrões" segura e confiante em uma sociedade que é constantemente bombardeada pela mídia com o conceito de que a beleza está necessariamente atrelada à juventude e ao manequim 36, é um grande desafio.

É muito comum vermos mulheres lindas com baixa autoestima e deprimidas porque sua constituição física é diferente da modelo da capa da revista. Este sentimento de inadequação e a necessidade de se sentir aceita e "padronizada" gera comportamentos que podem levar a transtornos alimentares dos mais variados tipos, além de problemas emocionais ocasionados pela frustração de não ser "perfeita".

É neste contexto que em 2010 surgiu o primeiro concurso de beleza brasileiro criado para mulheres GG, o Miss Plus Size Carioca, idealizado por Eduardo Arauju. 

 “O importante é dissociar o conceito de beleza da juventude, afinal, o mundo não é feito só de jovens de 18 anos e com manequins pequenos. Além de preenchermos uma lacuna no mercado de modelos, que se esquecia da terceira idade e das gordinhas como público-alvo. Não faço apologia a obesidade e sim apologia a felicidade e a oportunidade. Saber se aceitar, assim do jeito que somos. A Musa Fluvia Lacerda disse em uma entrevista que se manter plus size também dá trabalho, pois não se trata de comer besteiras sentar no sofá, e sim de se exercitar e estar sempre com o exames em ordem para saber como a saúde anda… Por que afinal, o que nos interessa é a saúde do corpo e da alma."(Eduardo Arauju)


Ao participar de um concurso de "Miss Plus Size" a mulher que veste  manequim a partir do 44 se sente incluída, redescobre sua feminilidade, fica mais vaidosa e recebe uma grande injeção de autoestima, se tornando mais autoconfiante. Muito mais importante do que ganhar um título, o ganho emocional que se tem com a realização do sonho de ter um dia em que ela é única, especial e o centro de todas as atenções e admirações, é sensacional.

Desta maneira um concurso como este vai muito além de uma competição de beleza, sendo também uma importante ferramenta de empoderamento.

Convidamos as lindas mulheres que participaram da última edição do Miss Plus Size Carioca a participar desta matéria e algumas gentilmente nos deram seu depoimento. Perguntamos o que as motivou a se inscrever no concurso, qual foi a expectativa delas em relação à produção de beleza e qual foi o impacto desta participação na vida delas. Veja o que elas nos contaram.



Duda Vasconcellos



"Meu nome é Eduarda, essa foi a minha primeira participação no concurso do Edu.

O que me incentivou a participar foram inúmeros motivos. Foi o encerramento de um processo que venho passando há quase um ano de descobertas e reconhecimento do meu corpo. Eu não me enxergava bonita até alguns meses atrás. Não enxergava beleza em uma pessoa gorda. Talvez seja porque meu ganho de peso tenha sido muito rápido. Nesse meio tempo eu estudei, pesquisei sobre o segmento, fiz fotos profissionais, conversei com muuuuita gente e aos poucos minha visão foi mudando, entendendo que a forma com que eu me sentia era fruto de muita coisa errada.

O Miss Plus Size Carioca foi o encerramento de uma.primeira etapa, onde por fim eu mostrei para mim mesma o resultado de todo o processo. Nesse caminho eu conheci muitas meninas, que assim como eu não se enxergava bonita por ser gorda, e eu "levei" algumas comigo para esse evento lindo. Eu queria passar por isso do lado delas e queria ver alegria em cada uma.

Na tarde da preparaçao, maquiagem e cabelo, vi tantas garotas deslumbrantes! Nossa, foi uma transformação de dentro para fora!

Eu não estava muito certa do que eu queria na hora da maquiagem, nem cabelo. Só sei que queria sair do olho preto ou marrom.  Queria ousar um pouco. Passar a minha emoção através dos meus olhos. 
Talvez você, Mônica, tenha sentido essa emoção. Talvez tenha entendido ou arriscado aquelas cores e misturas. Ficou tão perfeito! Tudo o que eu queria!

A faixa de Miss Elegant me trouxe muitas alegrias! De fato encerrei esse primeiro ciclo e não vejo a hora de começar o próximo! :)" 



Rachel Lima


"Desde que eu descobri o mundo plus size e comecei a tirar fotos, despertou em mim o interesse de desfilar no Miss do Edu. Todas as meninas sempre falando dele e sobre o concurso. Quis muito! Independente de ganhar ou não, vi ali um grande desafio, e este desafio tinha um peso muito grande em minha vida: Vergonha, autoestima baixa... Então resolvi apostar, crendo que sairia vitoriosa dessa minha decisão. Através dos ensaios, pude interagir com as meninas que, além de lindas, eram(são) pessoas incríveis. Sempre muito travada achava que não conseguiria, mas fui, me lancei! Quase desisti, mas encarei! 

No grande dia estava muito nervosa, até começar a ser produzida pelas mãos de fada da Mônica e o meu cabelo feito pelas mãos da super competente Lu (Lu Silva, equipe Mônica Silva), que por sinal me ajudou muito com  palavras de incentivo e apoio. Estava muito ansiosa, até o momento mais esperado, que era ver o resultado! Me olhar e ver o quanto eu estava maravilhosa para mim foi tudo! Eu estava simplesmente linda! Na hora que soltaram o meu cabelo... Jesus! Que tudo! Ali eu vi com meus próprios olhos a grande, linda e maravilhosa mulher que sou! Sinceramente, superou o que eu esperava! 

Dali então,  ganhei a passarela. Mesmo nervosa eu vi que eu podia muito mais do que imaginava! E para mim, a maior vencedora foi eu! Porque vencer desafios é melhor que ser coroada e receber faixas. Eu venci a mim mesma e estou pronta para mais um miss. Rumo ao Miss Plus Size Petrópolis!

Sem contar com uma pessoa muito especial, que me ajudou muito e fez com que eu não desistisse do concurso. Uma pessoa que fez eu acreditar no meu potencial, uma pessoa que fez eu me enxergar e ver o quanto sou linda. Uma pessoa única e incrível. Uma pessoa chamada Mônica Silva! Uma super profissional, que não estava ali só para me transformar ou evidenciar minha beleza, mas sim para fazer eu acreditar no meu potencial e acima de tudo fazer com que eu descobrisse o amor próprio!

Obrigada, minha flor! Você faz parte dessa minha evolução. Deus te abençoe sempre! Obrigada por tudo! "


Gabi Tirado


"Bom, participei do concurso por insistência da minha família. Eles acreditavam que eu precisava de um estímulo pra me aceitar... No começo fui totalmente sem saber o que esperar, nunca tinha participado de nada parecido, mas queria muito saber até onde ia a minha coragem... 

Depois do primeiro ensaio, onde eu conheci as meninas e o Edu, eu simplesmente fiquei encantada! Me senti até feliz em ser plus size e poder participar de tudo aquilo... 

Não ganhei faixa e nem coroa, mais ganhei tantos amigos, tantas histórias... Eu sou extremamente grata ao Edu pela oportunidade de mostrar pro mundo que podemos ser maravilhosas, independente do nosso corpo... 

Eu vivi um verdadeiro dia de princesa, a maquiagem ficou incrível (Gabi foi produzida por profissional particular) as roupas... Tudo muito melhor do que eu imaginei... Saí do concurso outra pessoa e disposta a quebrar padrões!"

Tatiana Neves


"Entrei no concurso por acaso, nunca tinha me imaginado tão exposta. Mas quando dei por mim, já estava completamente envolvida nesse projeto. Então,só me restava entrar de cabeça e curtir cada momento.

Passei a me imaginar linda, como uma princesa dentro do vestido escolhido.

Logo chegou o concurso e superei todas as minhas expectativas! Só não consegui superar minha timidez(meu maior inimigo). Lá estava eu me sentindo exatamente a miss,a princesa ou que eu quisesse ser. Porque nós somos o que queremos.



Não ganhei nenhuma faixa, mas o elogio de uma senhora anônima ao sair do salão, me fez ver que nem a  maior faixa, nem a coroa mais preciosa, valeria mais do que a autoestima que acabara de surgir."

Elaine Mouhammed


"Sou Elaine Mouhamed, moradora do Bairro de Guaratiba na Cidade do Rio de Janeiro. Tenho 41 anos e um único filho de 23 anos que é o amor da minha vida.  Meu manequim varia de 50/52, peso 122 kg e 1,63m de altura.

Sou uma pessoa extremamente fechada, mas vou tentar ao máximo me soltar um pouquinho. 
Bem, vamos lá... Depois que fui mãe fui me tornando cada ano mais gordinha. Acabei descontando todas as minhas dificuldades e frustrações na comida, porém sempre fui ativa, trabalhava e fazia aulas de dança de salão. 

Com o passar do tempo fui me isolando das pessoas. Não me sentia bem aceita nas rodinhas de amigos... Fui me fechando no meu mundinho até que tive uma crise de ansiedade horrível e fui parar no hospital. Com isso, descobri uma depressão profunda. Me cuido ha mais de 4 anos, sendo que nos períodos críticos me sentia um lixo de mulher.

Depois de muita terapia e com a ajuda das medicações comecei a me achar um ser humano novamente.  Então uma amiga fez um ensaio fotográfico e eu achei o máximo! Resolvi fazer também! Levei quase um ano, mas criei coragem e fui.  Me senti um pouco melhor com o resultado das fotos. 

A profissional que fez as fotos foi convidada por uma revista para falar sobre o meu ensaio, o qual ela conseguiu retratar  beleza fora dos padrões estabelecidos pela sociedade.
Com isso, ela começou a me incentivar a participar do concurso "A Mais Bela Gordinha do RJ", porém não consegui participar por não ter o investimento disponível naquele momento.  
Cheguei a fazer outro ensaio e fiquei sabendo pelas meninas sobre  o concurso do Edu. 

Sem experiência nenhuma na área, me sentindo um peixinho fora d'água, mas levando cada momento, cada minuto como um grande aprendizado, como nunca me enquadrei em nenhum padrão de beleza que a mídia impõe, resolvi passar por essa experiência. 
Sinceramente, não entrei esperançosa de ganhar algum título, porém queria realmente sentir toda essa emoção. Como teve uma repercussão muito grande na mídia, virei uma celebridade instantânea! Muito legal as pessoas me parabenizando, me desejando boa sorte! 

Hoje me sinto mais bonita, mais segura, não é qualquer crítica que me aborrece. Não ganhei nenhuma faixa, porém superei obstáculos, superei meus medos mais profundos. Me ver arrumada, toda trabalhada na maquiagem, sendo ovacionada por pessoas que eu nem conheço, sinceramente, não tem preço. Sou muito grata ao Edu e toda sua equipe! Gratidão me define! 
Ah e a Depressão? Ando muito ocupada para me lembrar dela!"


Luciana Augusto



"Concursos de beleza para mim são mais do que mera satisfação do ego: O que vale é a representatividade e defesa das causas que adotei.

Desde que entrei para o meio plus size, tenho recebido muitas mensagens de seguidores do instagram e amigos do facebook, agradecendo pelas inspirações/motivações através de meus posts e fotos. Isso me traz um prazer, uma satisfação indescritível! Ser útil nesta nossa jornada tão efêmera na Terra, enobrece a alma...


Do primeiro (concurso) que participei foi mais pelo amor ao meu time do coração: Fluminense!
Com a faixa conquistada, estimulei outras quarentonas a se amarem mais, se curtirem. Isso foi o mais gratificante!

Desde essa conquista, tenho "fãs" que até hoje me dão feedbacks sobre como minha ousadia e coragem os inspiram. Alguns chegam a chamar minha atenção no inbox ou direct, quando deixo de postar. Faz falta pra eles! Daí surgiu o desejo de "colorir" mais o dia de alguém, através da minha pequena colaboração diária. Os homens são os que mais cobram, por incrível que pareça! Questionam até quando posto fotos em que não estou sorrindo. É gratificante mesmo!

Desse segundo, do Edu, além de ser um sonho bobo de menina, foi por identificação (a princípio). Tinha um projeto rabiscado, envolvendo esse sonho do título de miss.Seria importante pra reforçar e "dar vida" a este projeto. Infelizmente nem tudo depende de nós, há processos e o sonho foi para a gaveta... Mas uma nova história está começando então, só posso sentir gratidão neste momento!



Sobre a importante missão no embelezamento das candidatas no concurso Miss Plus Size Carioca 2017, você e sua equipe superaram qualquer expectativa. Seu acompanhamento às candidatas desde o primeiro dia no grupo do Whats (muitas e muitas vezes um acompanhamento individual também) já demonstrava a seriedade e comprometimento que tivemos do início ao fim.

Essa parte é fundamental, pois a composição de um candidata se resume a: cabelo, make e vestido.
Se um desses 3 importantes passos não atingir o objetivo, desestabilizará qualquer mulher vaidosa!
Neste quesito sobrou competência, suporte e apoio emocional também afinal, um dia especial com este requer muito de nossas emoções, equilíbrio. O ambiente calmo e descontraído promovido por vocês naquele minúsculo espaço, nos deixou mais confiantes e relaxadas.


Com humildade, foco, comprometimento e qualificação só te vejo chegar a um lugar: no topo!
Te admiro e desejo o melhor que o Universo puder te proporcionar.

Sigo com minha pequenina missão, defendendo minhas hashtags: #belezavemdedentro  #belezanaotemidade
Elas irão me acompanhar sempre, pois se transformaram em pilares para compreender e inspirar que o julgamento alheio não altera em nada a confiança, a força que vem de dentro.

Beijo enorme e não mude nunca.

Esse movimento plus é complicado, fugiram bastante da proposta e o vejo retrocedendo a cada dia...
Isso além de descaracterizá-lo, abre espaço cada vez maior para disputas motivadas por choques de egos.

Por isso digo que você e poucos 'gatos pingados' são exemplo para mim: não se corromperam, não perderam a essência e conseguem manter o foco, apesar dos pesares.
Você é 1000 !!!

Beijão e gratidão por tudo... ❤"



Amanda Bransford



"O que me motivou a participar do concurso primeiramente foram meus pais, patrocinadores e maiores incentivadores. Eu havia participado de um concurso anteriormente produzido pela Francilene Perez, não ganhei colocação, mas amizades e experiência. E a autoestima das meninas me deu força. 

A Sarah Santana da HS Produções e Eventos me apoiou para fazer a inscrição. Uma das candidatas e amiga também, Eduarda Vasconcellos (nossa Miss Elegant) me incentivou. E também a minha paixão pela moda.

Eu era estudante de figurino, cursei até o 4° período. Hoje curso jornalismo 3° período, mas pretendo terminar o figurino. Trabalho com vendas. Sempre próximo à moda. Gosto da montagem de looks, acessórios...  Nós produzimos nossos próprios looks na dança antes do desfile com traje de gala do concurso, com a ajuda da estilista Francilene Perez. 

Desfilei com um vestido que me senti poderosa da Arrazo Fashion!

Comecei a fazer alongamento, dança, que eu pagava uma academia e não ia, ou seja deixei o sedentarismo após o miss. 

O Miss plus Size Carioca me proporcionou tudo que eu esperava!  Claro que meus louros ainda virão, mas a dedicação que eu tive, o foco, a disciplina, as amizades que eu fiz, é o que eu mais achei o máximo! Nós não competíamos. Nos ajudávamos, como uma equipe de amigas mesmo e não de concorrentes. Fizemos até um grupo de dança com a dedicação da nossa incrível coreógrafa Daiana Rúbio, "gostosuras latinas" (e somos mesmo hein). 

Ter sido maquiada pela Fabíola (Fabíola Vidal, equipe Mônica Silva) foi ótimo! Me senti mais linda ainda! Excelente a equipe da Mônica Silva de visagismo, cabelo e maquiagem! Ótimos profissionais cuidando de nós!

A equipe de fotografia também foi super dedicada com nosso making of e dvd  (equipe Felipe Menegoy).

O Eduardo Araúju nos apoiando. E dedicado, a todo momento mostrando que estava com a gente até o final. E depois nos ajudando e nos emocionando. Acreditando sempre no seguimento plus size e pioneiro do mundo plus. Edu,  você é incrível!

A visibilidade do concurso pela Sheila Gomes assessoria de imprensa...  Ter aparecido  em matérias no Bom dia Rio e no G1. Eu chegar para refazer a grade da faculdade e a secretária me reconhecer de uma revista como candidata do Miss Plus Size Carioca foi muito bom!

Obrigada a todos por tudo que tem acontecido e que aconteceu em minha vida após o concurso !

Obrigada aos fotógrafos que me ajudaram a enviar as fotos para o concurso também Hilton da HS Produções & Eventos e Marcelo Ávila. Pude contar com profissionais de primeira! Não sou modelo profissional, mas luto para isso!

Obrigada candidatas e amigas , "gostosuras latinas", por me proporcionarem todos esses presentes! Sem vocês isso não teria acontecido! E vamos lutar para que o seguimento plus size se fortaleça cada vez mais."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...